Carnaúba - Árvore da Vida - Encerrada

EXPOSIÇÃO

“Carnaúba Árvore da vida” conta a história da planta, seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará, desde a década de 1940. A exposição conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes a importância da carnaúba para o estado. Co-patrocinada pela SC Johnson, a exposição passeia por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar esta planta como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertença dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. Aborda ainda os benefícios da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.

“Carnaúba – Árvore da vida” reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início ainda no século XIX e se consolida com H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, que desembarcou em Fortaleza em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba, matéria-prima dos produtos da empresa na época. A viagem começou na sede da SC Johnson em Racine, Wisconsin. Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba – além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.

SERVIÇO

No momento, seguindo as medida de segurança necessárias à contenção do Covid-19, o Museu da Indústria e suas exposições encontram-se fechados para visitação. Estamos trabalhando sempre atentos aos ofícios expedidos pelos poderes públicos e ansiosos pelo retorno, em condições adequadas, das nossas atividades.

RESERVE SEU ESPAÇO
CONHEÇA NOSSOS ESPAÇOS LOCÁVEIS
RESERVE
Logotipo