A visita educativa tem como objetivo principal estabelecer um diálogo entre os objetos expostos e o visitante. O agendamento pode ser solicitado por qualquer grupo (famílias, escolas, amigos, trabalhadores etc.) interessado em um atendimento mais direcionado.
Esta ação contempla atividades relacionadas à pesquisa, educação e comunicação dos objetos, documentos e imagens expostos no espaço do museu. Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais e estagiários das áreas de história, pedagogia, geografia, ciências sociais e artes visuais dentre outros. Todos esses campos de estudos colaboram para a reflexão do processo histórico de desenvolvimento industrial, contribuindo para a reflexão entre passado, presente e futuro da indústria.
O agendamento de grupos possui um limite de até 50 pessoas por horário. Ao preencher o formulário do site, será enviado um e-mail automático e posteriormente, um responsável irá respondê-lo sobre a disponibilidade da data e horário para garantir a confirmação.
Os agendamentos de grupos podem ser realizados para os dias da semana, de terça a sexta. Aos sábados, os horários para atendimento de grupos são reduzidos, devido à programação cultural do museu. Lembramos que na última terça-feira do mês, o museu é fechado para formação interna do núcleo educativo.
DIA NO MUSEU
O Projeto Dia no Museu visa trazer os trabalhadores para visitarem o Museu com o intuito de conhecer um pouco mais a história econômica e cultural do Ceará. Teve início em junho de 2016, e já atendeu mais de 1000 operários. O Museu fornece o transporte aos trabalhadores, abrangendo, assim, toda a região de Fortaleza e também os polos industriais na região metropolitana.
Os objetivos do projeto são: estimular o trabalhador da indústria a conhecer melhor a história da industrialização, através da aproximação e identificação desse profissional em relação à perspectiva histórica da indústria cearense, e também estimular a reflexão entre as relações do trabalhador e do empresário, chamando atenção para a importância do trabalhador como um sujeito fundamental na relação de construção histórica da indústria.
A partir daí, possibilitamos um maior estreitamento entre os equipamentos culturais e a sua importância nas relações sociais, rompendo a noção de que Museu seria um equipamento arcaico e que serviria unicamente para observação de objetos antigos, sem nenhuma visão crítica sobre a história. Grande parte dos participantes do projeto nunca estiveram em um museu.
Os agendamentos de grupos podem ser realizados para os dias da semana, de terça a sexta. Aos sábados, os horários para atendimento de grupos são reduzidos, devido à programação cultural do museu.
Atenção: o Museu da Indústria não funciona na última terça-feira de cada mês, devido à reunião de formação do núcleo educativo.