As férias de julho proporcionam descanso para os estudantes e pais depois de um semestre de aulas e atividades. Além de tirar folga dos afazeres cotidianos, o período foi aproveitado por muitas famílias para conhecer mais sobre a história do Ceará e seu desenvolvimento econômico. No mês de julho, pelo terceiro ano consecutivo, o Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), recebeu um número expressivo de visitantes se comparado à quantidade nos outros meses do ano: mais de 1200 pessoas.
Quem visita o Museu da Indústria conhece a exposição de longa duração “História da Industrialização do Ceará”, um convite a uma viagem no tempo, mostrando a rica e fascinante história da industrialização cearense, iniciada com o ciclo do couro até os dias atuais. No acervo físico da exposição, é possível encontrar uma máquina de costurar couro, peça de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX. A modernidade também está presente, com linhas do tempo totens virtuais, sendo possível acessar dados, documentos e fotos do processo de industrialização cearense.
O prédio onde está instalado o equipamento é uma atração extra. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sua primeira ocupação foi como sede da Sociedade União Cearense; depois abrigou o Grande Hotel do Norte, a sede dos Correios e sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública.
Serviço:
Museu da Indústria
Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 09h às 18h; aos sábados, das 09h às 17h; e aos domingos, das 09h às 13h.
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3201.3901