Alunos de sete turmas da Escola de Ensino Fundamental e Médio Johnson visitam nos dias 25, 26, 27 de abril e 3 e 4 de maio, a exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”, do Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará). Os alunos conhecerão os detalhes da história dos norte-americanos da Família Johnson no Ceará, iniciada na década de 1930, quando H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, desembarcou em Fortaleza em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba.
Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar cera de carnaúba. A escola foi criada em 1962, inicialmente para atender aos filhos dos trabalhadores da empresa. Em 1975, com a desativação das atividades da empresa no Ceará, a escola foi transferida para administração do Governo do Estado, mas a família permaneceu apoiando financeiramente. De acordo com pesquisas do Museu da Indústria, a escola foi criada a partir da experiência da Família Johnson em países da África. Funcionava na Rua Dragão do Mar, 141, mas hoje localiza-se no bairro Luciano Cavalcante.
Exposição Carnaúba – Árvore da Vida
A exposição trata dos aspectos biológicos, beneficiamento, processo de transformação em cera, tonalidade, o papel econômico da carnaúba no desenvolvimento do Ceará e a história da SC Johnson com o Brasil.
Agende visitações em grupo ou visite o Museu da Indústria
Confira os horários para visitação: terça a sábado – 9h às 17h e domingo – 9h às 13h. Entrada gratuita.
Museu da Indústria - Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Mais informações: museudaindustria-ce.org.br / 3201 3901.