MUSEU NA MÍDIA
CONFIRA NOSSA AGENDA

Museu da Indústria recebe visitas presenciais e online

15/01/2021 - Notícias

O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), está aberto para visitas presenciais e online. O equipamento está funcionando com 35% da capacidade, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Decreto Estadual. Entre terça e sexta, o horário de funcionamento é de 9h às 16h; aos sábados, de 9h às 13h. O uso de máscara é obrigatório. Os grupos agendados deverão ter no máximo 15 pessoas.

Com o objetivo de continuar levando cultura ao público, o Museu também passou a oferecer, desde setembro, visitas online. O funcionamento reforça o diálogo com os visitantes, que podem visitar o museu de forma interativa e segura.

Para fazer a visita online, é possível escolher entre três temas oferecidos: uma opção é se aprofundar mais a respeito da história do prédio onde funciona o Museu da Indústria, que remonta da Fortaleza do século 19. Outra possibilidade, é conhecer melhor a exposição "Carnaúba - Árvore da Vida" e descobrir os encantos da caatinga, além de aprender mais sobre o papel da carnaúba no meio ambiente.

O último tema é mais abrangente e vai levar o público a aprender mais sobre a importância da arte, fazendo uma relação com as releituras dos quadros da exposição “Novos olhares para Mona Lisa”, uma amostra da coleção particular de releituras da colecionadora e médica Veridiana Brasileiro. A coleção é formada, em sua maioria, por obras produzidas por artistas cearenses, mas também de artistas nacionais e internacionais, em variadas técnicas como pintura, desenho, gravuras, bordados, fotografias e esculturas.

Após a escolha do tema, é necessário realizar o agendamento via ligação. As visitas online têm em média 40 minutos de duração, no formato de aula remota, ao vivo. “Continuamos atendendo os visitantes, principalmente alunos, de forma online, tentando auxiliar os professores e os próprios estudantes no desenvolvimento dos seus conteúdos”, destaca Patrícia Xavier, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Indústria.

Sobre o Museu da Indústria

Inaugurado em 2015, o Museu da Indústria tem ganhado cada vez mais espaço nas programações culturais e educativas da cidade. A proposta do espaço é valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um ambiente igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.

Serviço:
Funcionamento do Museu:
Terça a sexta: 9h às 16h
Sábados: de 9h às 13h
Grupos com até 15 pessoas.

Ação educativa online:
Visitas mediadas pelos educadores, com duração de 40 minutos.
Agendamentos pelo telefone: (85) 4009-6300 ou  museudaindustria@sfiec.org.br.

Logotipo
Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza – Ceará – CEP: 60030-000 - Tel. (85) 3201.3901